top of page

SUPERAR A EXAUSTÃO E RECUPERAR O BEM-ESTAR É POSSÍVEL?

  • Foto do escritor: Dora Souza
    Dora Souza
  • 5 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura



Tantas vezes refletimos sobre o que vivemos, nossas escolhas, nossos sonhos, nossos desejos, nossas responsabilidades .... E ao fazermos estas reflexões, geralmente em "fins de ciclo", surgem as frustrações, as justificativas, as lembranças boas guardadas em álbuns de fotografias, em nossas músicas preferidas e na presença das pessoas que amamos.


Estas lembranças, muitas vezes são o "combustível" para seguirmos adiante nos desdobrando e aumentando nossa carga horária em movimento, porquê como diz o poeta "o Instante Existe", e acrescento o cotidiano existe, e apesar da beleza dos dias, do som das risadas de nossos filhos, do abraço seguro de nosso par amoroso, do sabor de nossas comidas favoritas, do aconchego de uma cama quentinha e da ausência de dores agudas em nosso corpo...A verdade é que nesta etapa da vida em que somos adultos, é preciso olhar para os nossos limites.


Falo dos limites que se apresentam de "mansinho" aos 30 anos, uma ligeira diminuição do metabolismo, um desejo de acordar mais tarde nos finais de semana, a insônia começa a se apresentar ocasionalmente e nossa alegria vai perdendo espaço para uma ou outra "ruga" de preocupação.


Aos 40 anos, os limites não são sutis, a insônia é bem familiar, conhecemos as "bulas" dos analgésicos, principalmente para dores de cabeça e dores na coluna, raramente, estamos com o pensamento tranquilo, nossas responsabilidades e nossa sobrecarga no trabalho e na vida familiar são evidentes e protagonizamos os cuidados com os jovens e com os idosos da família.


Aos 50 anos, tudo que teve início na década anterior tende a se intensificar, somados ao visível declínio da vitalidade física e mental.


É preciso ter calma, para "escutar" nossos desconfortos, para cuidar de nossas dores físicas e emocionais, para reconhecer nossa exaustão.


Estes limites, de acordo com a intensidade e frequência, levam aos conhecidos diagnósticos de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, síndrome de burnout.


Reconhecer seus limites é o primeiro passo para a superação do mal-estar, os passos seguintes são uma "escada" em que cada degrau representa a conquista de hábitos mais saudáveis que nos levam aos degraus superiores em que o bem-estar e o viver bem são possíveis.


Deixe seu comentário, recado ou dúvida. Abraço!


Dora Souza

Psicóloga

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

14981317535

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por "Viver Bem" - Dora Souza. Orente criado com Wix.com

bottom of page